Acotirenes- memórias e negritude

Área
Tipo
Organização
Tags

Sou Produtora Cultural e desenvolvo desde 2012 ações como articuladora social a partir do território da Baixada Santista em diálogo com a afirmação da memória negra da região.
Desde então busco aperfeiçoar estratégias e conhecimentos que possam fortalecer ações a partir de pesquisas, intervenções artisticas e elaboração crítica sobre nossas memórias.
Como mulher negra atuante no campo da Cultura, Tecnologia e Inovação, acredito na memória como possibilidade para formação de um território comum, no qual pessoas negras em diaspora constroem um mundo possível e vivivel.
Em 2018, juntamente com outras mulheres negras, desenvolvi o grupo “Acotirenes- memórias e negritude”, com ações em torno da investigação das memórias negras da Baixada Santista e processos de aquilombamento urbano.
Coordeno um projeto de pesquisa-ação chamado “Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras da Baixada Santista” , desde maio de 2020 no Instituto Procomum, onde buscamos evidenciar o protagonismo e participação Negra na BS na construção do território e sua contribuição histórica, cultural, política, social e cultural.