O Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga foi fundado em 15 de maio de 2002 por Renato Dias, Ligia Fernandes e Max Christian Frauendorf com o objetivo de reviver o carnaval de rua e a tradição dos cordões carnavalescos das comunidades negras da cidade de São Paulo.
Hoje o grupo realiza pesquisas, oficinas culturais, encontros, produções de fonogramas, obras audiovisuais e shows, com o objetivo de trazer ao conhecimento do público a história do samba paulista e seus protagonistas.
Em 2005, com o apoio da Associação Sambatá – Música e Cultura, inicia a produção da coleção MEMÓRIA DO SAMBA PAULISTA – uma série de 12 (doze) CDs gravados com representantes e grupos de velhas guardas do samba de São Paulo com o objetivo de registrar as obras e interpretações desses artistas e alguns mestres já falecidos e
fornecer material para que os mesmos possam divulgar e levar adiante o seu trabalho. Foram lançados 11 CDs que podem ser ouvidos gratuitamente no site do kolombolo.
Denise Camargo
Embaixada do Samba Paulistano
Ideval Anselmo
João Borba
Tias Baianas Paulistas
Tio Mário
Toniquinho Batuqueiro
Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde
Velha Guarda da Unidos do Peruche
Velha Guarda do samba de Vila Brasilândia (Raízes da Roseira)
Velha Guarda da Unidos de Vila Maria
O CD da Velha Guarda Musical da Vai – Vai ainda aguarda lançamento.