Jorge dos Anjos

Área
Tags

Tenho uma pesquisa ligada à obra do Artista plástico Jorge dos Anjos. A partir das grafias de suas esculturas venho buscando criar registros sOnOrOs, formas de escrita musical e também compartilhar esse processo com jovens musicistas periféricos de Belo Horizonte.
Jorge dos Anjos cria a partir de simbologias do Candomblé, do ritmo dos atabaques e suas formas, linhas, retas, curvas, espaços abertos, riscados e cortados no metal fazem ecoar histórias de luta e resistência, como podemos ver em suas obras (“Monumento Zumbi dos Palmares 300 anos – Liberdade e Resistência” (1995); “Portal da Memória” (2007) que foi criado com o objetivo de proteger a estátua de Iemanjá e homenagear as/os Orixás na Lagoa da Pampulha; “Árvore da Vida – Memorial pela Vida da Juventude Negra” (2019), projeto que teve a participação e formação de jovens artistas de periferias de Belo Horizonte, são alguns deles.
Neste ano de 2021 enviei um projeto para a Lei Municipal de Belo Horizonte (em fase de aprovação), com a proposta de formação e registro criativo com 10 jovens de regiões periféricas e que tenham, preferencialmente, vivência/contato com culturas populares urbanas e de matrizes africanas para, durantes 2 meses, participarem de um laboratório musical a partir da obra de Jorge dos Anjos. A proposta é que es jovens tenham acesso a uma bolsa artística durante sua participação e formação no Laboratório. Para comporem a equipe de formação e criação artística junto com es jovens musicistas, convidei o artista plástico Jorge dos Anjos; o músico, compositor e educador musical Letieres Leite; o poeta e artista multimídia Ricardo Aleixo; a artista da dança Flaviane Lopes e o artista audiovisual e designer Cata Preta. Eu serei o coordenador pedagógico e também conduzirei os processos criativos.
Já aprovada estou nos processos de leitura, escritas e criações de 3 peças musicais que tem como atravessamentos a figura de Anastácia e a máscara de ferro com a qual foi amordaçada. Peças essas que possuem a presença de Jorge dos Anjos com sua arquitetura metálica envolvendo a criação sonora. Para esse projeto estou expandindo a proposta criativa a outres jovens que possam participar criativamente do processo, como também acessar parte do recurso como estímulo de suas participações (em estudo de quantidade e repasse da verba).
Por último integro pelo segundo ano consecutivo o Curso Conexiones Musicales em Iberoamérica pelo Centro Cultural de España Juan de Salazar, localizado no Paraguai. No curso o meu projeto musical é a partir das esculturas de aço de Jorge dos Anjos. Neste ano fomos contemplados no edital Ibermúsica, para o qual algumes artistes se apresentarão musicalmente em um festival autoral, envolvendo produtoras/es de vários países Iberoamericanos.