O Núcleo de Estudos de Inclusão e Relações Étnico-Raciais da oitava coordenadoria de educação do município do Rio de Janeiro iniciou os trabalhos em 27 de outubro de 2021, com o objetivo de abrir espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas à inclusão e relações étnico-raciais. A iniciativa surgiu a partir da inquietação da professora Simone Ribeiro da Conceição (Simone Ricco), que convocou professores e profissionais da educação atuantes na oitava coordenadoria de educação do município do Rio de Janeiro para ativar conexões e fortalecer ações em prol da implementação de uma educação em perspectiva inclusiva, que tenha por base os dispositivos legais voltados para garantir uma educação com equidade racial e acessibilidade.
O Núcleo nasce respaldado pela criação da GERER- Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e com a intencionalidade de ativar parcerias com unidades escolares, disponibilizando suporte teórico para ações em perspectiva inclusiva através de atividades que colaborem com a formação continuada dos professores e ampliem o diálogo entre escola e comunidade escolar. No âmbito da educação especial, o NEIRER conta a expertise das professoras Neilda Silva, Adriana Primo, Michelle Sabbatini e Silvia Henriques para ativar ações que partilhem recursos teóricos e orientação para práticas que permitam vivenciar a inclusão de modo mais satisfatório
Em 2023, o NEIRER realizou o mapeamento de ações realizadas pelas unidades escolares para implementar as legislações 11.645/08, 13.146/15, 13.146/15 no Território da 8ª Coordenadoria Regional de Educação do Municipío do Rio de Janeiro. A leitura dos resultados permitiu verificar entraves e avanços existentes no território, partilhando experiências exitosas entre os pares e propondo ações em que combatam fragilidades verificadas no âmbito das relações étnico-racias e possibilitem a educação em perspectiva inclusiva e antirracista.
Em 2024, o NEIRER realiza consultorias e visitas às unidades escolares e acompanha os profissionais da educação lotados nas escolas da 8ª Coordenadoria de Educação durante a formação TERRITÓRIO EDUCADOR, oferecida pela GERER. Imprimir mais intensidade aos estudos e práticas voltadas para a Educação Especial é um dos objetivos para o segundo semestre de 2024.