O Núcleo de Mulheres Negras na Cultne (MNC) é uma iniciativa que surge dentro da Cultne — a primeira TV de cultura negra da América Latina.
Com o objetivo de dar visibilidade à trajetória e atuação de mulheres negras no audiovisual brasileiro. Composto por produtoras, cineastas, diretoras, pesquisadoras, professoras, apresentadoras, roteiristas, jornalistas e mestrandas, o MNC representa uma articulação coletiva de mulheres que atuam em diferentes frentes da comunicação e da cultura.
O Núcleo nasceu a partir do questionamento de Jana Guinond, integrante do Comitê Executivo da Cultne e apresentadora do programa “Usando a Língua”, sobre a ausência das mulheres na estrutura da Cultne. A provocação levou o CEO do canal, Dom Filó a reunir as mulheres da equipe em um encontro inédito, que resultou na criação do MNC. Desde então, o grupo atua para fortalecer a presença feminina negra na mídia, promovendo empoderamento, produção de narrativas próprias e valorização de seus legados, tanto dentro quanto fora da Cultne.